Como estudar para o vestibular? (1)

Publicado: 23 de abril de 2012 em Uncategorized

Essa é uma pergunta incrivelmente ampla e vaga, mas acredito que reflita com muita precisão o sentimento de muitos dos meus alunos em relação às provas que vêm pela frente. Então vamos lá: como estudar para o vestibular? Não preciso nem começar dizendo que não há uma fórmula mágica, por isso, a ideia dessa série de posts é dar conselhos básicos. Nesse primeiro post, vou falar sobre o mais básico de todos:

1. Conheça as provas
Simular o momento do concurso em casa é fundamental nesse sentido, por isso, baixe provas e tente fazê-las num espaço de tempo determinado. Acho que elaborar um cronograma é outro ponto essencial. Com base no tempo que você tem de estudo, estabeleça um prazo máximo para ter feito as provas dos últimos anos, como já estamos em Abril, tente fazer isso logo.

Mas, conhecer as provas não é só resolver questões. Acho importantíssimo se esforçar para entender como funcionam as cabeças quem elabora as provas, para isso, eu recomendo fortemente a revista do vestibular da UERJ – http://www.revista.vestibular.uerj.br/ – e as provas comentadas da UNICAMP – http://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/provas_comentadas.html – especialmente a parte de redação (mesmo para quem não pretende tentar vestibulares de fora do Rio). Ainda na minha disciplina preferida leia as redações nota 10 da Fuvest – http://www.fuvest.br/vest2011/bestred/bestred.html – Elas dão uma boa noção do que é ou não bem visto de verdade por corretores. 

Ler os editais e manuais do candidato também é importante e ninguém faz isso. Pule as partes burocráticas e dê uma olhada no que aparece como conteúdo. Pode ser muito útil no próximo passo dessas orientações: planejar os estudos

Próximo post: planejamento de estudos

comentários
  1. Sabrina Gomes disse:

    Olá professora Lívia, tudo bom? Sou sua aluna na turma 01 MGE . Estou gostando muito de suas dicas e de suas aulas, mas tenho uma imensa dúvida e preocupação: Estudo no curso normal , entro as 7 hrs da manhã e saio as 18 horas, no fim do dia já estou cansada, tento dar uma estudada mais sempre durmo ou tenho que fazer afazeres domésticos e nunca consigo focar nos estudos. Estou meio perdida na matéria do pré , pois os conteúdos são lançados rapidamente. Não tenho tempo de ligar para o 0800. Tô muito preocupada, quero passar para Direito , de preferência na UFRJ , e sei que é uma das mais concorridas e acho , acho não, tenho certeza que não estou no caminho certo! Queria muito passar e arrumar um jeito de estudar de verdade mesmo. Outro detalhe: em casa não tenho um local apropriado para o estudo, aqui é sempre muito barulho, de televisão e etc. Tenho muita dificuldade em física , matemática e química. Qual solução você me sugere? Estou desesperada e desanimada, quase desistindo do curso de Direito. Espero sua resposta e agradeço desde já!

Deixe um comentário