Como é fazer faculdade à distância?

Publicado: 10 de fevereiro de 2012 em Uncategorized

Para responder a essa pergunta eu me basearei na minha experiencia com a graduação do CEDERJ, para quem não estiver muito familiarizado com o termo, eu sugiro a leitura desse tópico AQUI.

Agora, ao que interessa, graduação à distância. Como as pessoas não conhecem bem esse tipo de graduação é muito comum ouvir opiniões extremas como ‘ fazer curso a distância é muito mais fácil’ ou ‘fazer um curso à distância é muito mais difícil’. Geralmente, os donos da primeira opinião não sabem nada sobre educação à distância, e os da segunda são os alunos desse tipo de curso, que ficam completamente de saco cheio desse tipo de opinião e acabam caindo no outro extremo.

De verdade, eu (que fui aluna do CEDERJ pra quem não sabe) acho que fazer um curso à distância tem pontos que o tornam mais fácil do que cursos presencias  e pontos que são mais complicados. Logo, no fim das contas, em termos de dificuldade, dá na mesma. Fazer faculdade não é fácil pra ninguém que procure uma instituição séria e não é a modalidade que interfere nisso.

Graduação no CEDERJ na prática:

Plataforma CEDERJ
Todo aluno tem acesso a uma plataforma virtual, nela aparecem as disciplinas em você está inscrito. Cada disciplina tem uma página, com suas informações: as datas das avaliações, o material didático, links para videoaulas, um fórum para trocas opiniões com o tutor e com os coleguinhas na mesma disciplina e etc. É muito importante entrar nessa plataforma com frequência.

Material didático
Todas as apostilas são gratuitas. Isso ajuda muito, e diminui muito os custos de fazer um curso superior, para mim, esse é um ponto positivo fundamental. Num curso presencial gasta-se muito dinheiro com xérox, não que você não vá gastá-lo no CEDERJ, é só que você vai gastar bem menos.

Tutoria
Tutoria é como chamam as ‘aulas’ presenciais no CEDERJ, na prática, é o momento em que você tira as duvidas sobre as aulas com um professor de carne e osso. A presença não é obrigatória, mas costuma ser legal aparecer de vez em quando. Na plataforma você tem acesso a uma grade horária dessa tutoria, que geralmente acontece à noite ou aos sábados.

Avaliações
Existem dois tipos de avaliação no CEDERJ, as Avaliações à distancia e as Avaliações presenciais (AD’s e AP’s para os íntimos). Você faz duas de cada por semestre, as primeiras, com o nome já diz são trabalhos que você entrega ou pessoalmente no seu pólo ou pelos correios. Já as segundas são provas no sentido mais tradicional do termo, elas sempre acontecem aos sábados e domingos e o período de avaliações acontece durante dois fins de semana. Se você não consegue as notas suficientes, então pode fazer uma última avaliação presencial (tipo uma recuperação) no fim de cada semestre.

Pólo CEDERJ
Uma dúvida comum é com que frequencia você tem que ir ao pólo. Bem, isso depende de você. Se você for muito autônomo, dá pra aparecer só para as AP’s, ou seja quatro fins de semana por semestre. Mas se voce quiser acompanhar as tutorias presencias, pode aparecer quase todo dia.

Uma outra dúvida frequente é sobre a qualidade dos cursos. Bem, os cursos do CEDERJ são sim muito bons, mas se você me perguntar se é a mesma coisa que estudar na universidade de fato eu vou ter que responder com um não.  No entanto, essa resposta se deve ao fato de que,  para mim pelo menos,  universidade é muito mais do que simplesmente estudar pra ganhar um diploma. Cabe acrescentar ainda que eu ainda acredito que o ensino público superior oferece uma qualidade que (salvo raras exceções) inexiste no ensino privado. Então minha lógica é mais ou menos:
Primeira opção: curso presencial em universidade pública
Segunda opção: curso semi-presencial em universidade pública
Terceira opção: mais uma ano de pré-vestibular
Quarta opção: mais um ano de pré-vestibular
Quinta opção: curso presencial em faculdade particular

Por isso, pessoal, vale sim muito a pena tentar o vestibular do CEDERJ. Ainda que lá não tenha o curso dos seus sonhos, tente assim mesmo, na pior das hipóteses você passa e ganha mais experiência para a próxima. Ou seja, pior do que está, amigo vestibulando, não fica.

comentários
  1. joao disse:

    olá, estudo na UERJ e quero fazer fisica a distancia pelo CEDERJ posso ter as duas matriculas?

  2. Desiree disse:

    Olá
    No momento eu resido em SP. Me interessei muito pelo curso de administração pública, mas o que me preocupa é eu conseguirei conciliar, pois, o pólo que escolhi (o de volta redonda) fica a 4 horas de viagem da minha casa.

    Você acha que vale a pena e se é viável?
    Obrigada.

    • Lívia. disse:

      Bem, se você tiver autonomia para estudar em casa acho que é viável sim. Provavelmente você frequentará poucas tutorias presenciais, mas, havendo disponibilidade para as provas presenciais e compromisso com os prazos é perfeitamente possível sim.

  3. disse:

    Olá!

    E se for possível frequentar quase todo dia??? A experiência de faculdade será a mesma?

    Obrigada!

Deixe um comentário