Por que a UFRJ adotou o ENEM\SISU como única forma de ingresso?

Publicado: 8 de julho de 2011 em Uncategorized
Tags:, ,

Pra quem estava na Lua nas últimas semanas, a UFRJ adotou o ENEM como única forma de ingresso.

http://vestibular.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=11&Itemid=81

Isso significa que acaba oficialmente o único vestibular totalmente discursivo do Rio de Janeiro. Em sala me perguntaram o motivo dessa decisão, vou tentar apresentar aqui a minha visão dos fatos.

Política. Tudo é política. Você, futuro universitário (e com sorte, futuro aluno da UFRJ) comece a se acostumar com isso desde já. O fato é que ao adotar o ENEM coma única etapa do processo seletivo a UFRJ demonstra estar em sintonia com as demandas do governo federal para essa área. Há, obviamente, uma série de outras questões envolvidas no assunto, as ações afirmativas (cotas), a crença num modelo mais justo e democrático de seleção, etc. Não se engane, esses pontos também tem a ver com política. Não falo isso num tom pejorativo, quem ler esse post até o final vai ver que eu gosto da ideia, a questão é apenas demonstrar que nada é simples, que o mundo que o espera na Universidade apresenta questões que poderão ser lidas de mútiplas formas dependendo do posicionamento que for escolhido.

Resta uma outra questão, mais importante do que anterior: Como isso vai afetar a vida de quem pretende entrar na UFRJ  ano que vem?

Muita gente tem levantado a questão da concorrência, com a abertura de todas as vagas para o SISU o Brasil inteiro vai querer vir para a UFRJ. Acho que há um certo exagero nisso, mas infelizmente essa é uma informação que só poderemos constatar quando os resultados forem divulgados, então não acho que valha a pena refletir demais sobre.

A prova discursiva era bastante interessante, eu reconheço. Mas não se pode negar que a prova unificada, de maneira geral, tem também suas vantagens:

– Torna o vestibular mais acessível, todo mundo sabe que até pouco tempo atrás fazer todos o vestibulares do Rio saía uma fortuna

-Dá visibilidade à cursos interessantes e pouco conhecidos. Na minha opinião esse é o ponto forte do SISU. Quem conhece o vestibular da UFRJ sabe que segunda e terceira opções eram quase enfeites no formulário de inscrição. Agora o ‘candidato’ tem mais mobilidade. Eu conheço um monte de gente  que não conseguiu pontuação para algo concorrido e acabou optando por carreiras até então desconhecidas, muitos estão encantados como o curso e mesmo para os que não se deram tão bem, a experiência serviu para mostrar que valia a pena estudar mais um ano para entrar no “curso ideal”. Acho que o saldo é positivo pra todo mundo.

-Ajuda a combater uma certa, ‘farra de matrículas’. Eu, por exemplo, já estive matriculada simultaneamente em três universidades públicas. Não digo que isso tenha se tornado impossível, mas o fato é que com o SISU fica mais difícil burlar a lei. Apesar de nem sempre ter pensado assim hoje eu acho positivo que cada um tenha que escolher uma única universidade para estudar.

Esse é um tema amplo e talvez  um único post não tenha dado conta da questão. Qualquer dúvida, sobre esse tema ou para futuros posts,  por favor use o espaço dos comentários.

 

 

 

 

comentários
  1. Mr WordPress disse:

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in, and view the posts’ comments, there you will have the option to edit or delete them.

Deixe um comentário